A locação de equipamentos ou compra para a obra é uma dúvida frequente para empresas ou pessoas que estão construindo ou reformando. Essa dúvida recorrente surge especialmente quando se pensa sobre qual das opções apresenta melhor custo-benefício e qual delas traz impactos mais positivos a longo prazo, especialmente para as empresas.
A seguir, selecionamos três pontos-chave que devem ser analisados sobre a compra ou aluguel de ferramentas para a sua obra. Essas três questões devem ser analisadas de perto, considerando as particularidades de cada empresa. Confira e entenda!
1º Custo-benefício
Antes de decidir pela locação de equipamentos ou compra, é preciso colocar os custos no papel, elaborando também os impactos a médio e longo prazo. Para as empresas que constantemente utilizam os equipamentos, vale a pena estabelecer um custo mensal e até mesmo anual com a locação.
Por outro lado, vale lembrar que a compra também envolve custos além da aquisição. Os equipamentos precisam de manutenção frequente, além de terem uma vida útil. Nesse caso, é preciso pesquisar e estabelecer uma vida útil média, bem como o valor da substituição deste equipamento.
Portanto, o custo-benefício deve ser calculado de acordo com o valor de locação, frequência de uso e demais valores, como manutenções. Compare também os valores de diferentes fornecedores e possibilidades de desconto. No caso do aluguel, contratos mais longos podem fornecer descontos. O mesmo vale para manutenções.
2º Custos com a manutenção
O bom funcionamento dos equipamentos exige manutenção constante. Por esse motivo, além dos cuidados de rotina, a manutenção frequente é necessária para garantir a segurança e a qualidade na execução da sua obra. Considerar os custos com a manutenção também é pensar nos valores envolvidos com a mão de obra especializada.
Há modelos de andaimes, por exemplo, que exigem profissionais especializados para a montagem. Ao alugar esse e outros equipamentos, verifique se o custo dos serviços está incluído no orçamento. No caso da compra, verifique se há colaboradores capacitados para a operação ou se será necessário contratar um serviço.
Todos os custos com a manutenção devem ser considerados para avaliar se o aluguel de ferramentas ou a compra é mais interessante. Afinal, no caso da locação, todos os gastos de manutenção envolvidos são da locadora.
3º Atualização de equipamentos e valor de venda
Vivemos na era dos avanços tecnológicos. O setor de obras sofre impactos constantemente, com o lançamento de equipamentos com tecnologia de ponta, que proporciona maior produtividade e economia com insumos. Porém, adquirir equipamentos novos a cada lançamento significa um alto investimento.
O aluguel de equipamentos, por outro lado, proporciona atualização constante e elevação no nível de serviços oferecidos. Prestadores de serviços, empresas e quem está construindo ou reformando, também podem contar com equipamentos mais atualizados sem precisar gastar uma fortuna com isso.
O valor de venda dos equipamentos para a compra de novos deve ser colocado em planilhas, considerando a desvalorização devido às atualizações, além de estragos e danos nas máquinas.
Como vimos, a decisão pela compra ou locação de equipamentos para a sua obra deve ser pensada de acordo com a frequência de uso, necessidade de atualização dos equipamentos e custos com a manutenção. Além disso, vimos que a locação pode ser uma maneira interessante de otimizar os seus custos.
Acesse nosso blog e confira quais são os principais equipamentos de construção civil para saber o que você precisará comprar ou alugar.
——————–+
Leia também:
- Conheça os principais equipamentos de segurança obrigatórios para quem trabalha em altura.
- Montagem de andaimes: O que diz a NR 18 atualizada?
- Andaimes: Qual o tipo ideal para a sua obra?
- Construção civil após a pandemia: o que nós podemos esperar?
- Saiba como fazer a montagem de andaime de forma segura.
- Os principais equipamentos de construção civil.
Veja outros artigos em nosso blog!