O canteiro de obras deve ser, sem sombra de dúvidas, um ambiente sustentável. Com isso, é fundamental buscar por boas práticas que proporcionem tal sustentabilidade. Um dos exemplos mais comuns é reaproveitar a água.

É mais do que comum encontrar obras com um alto índice de desperdício de água. Afinal de contas, o segmento da construção civil demanda um grande consumo de água durante o desenvolvimento de um projeto.

Deste modo, para evitar este desperdício, é fundamental implementar métodos sustentáveis nas operações. Temos como exemplo, neste caso específico, o ato de reaproveitar a água no canteiro de obras.

No entanto, como é possível ter como resultado o reaproveitamento de água na construção civil? É comum encontrar profissionais que sequer tocam no assunto no momento de elaborar o planejamento de um projeto.

Sendo assim, a fim de proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre este assunto, nós preparamos este artigo! Acompanhe a seguir e descubra tudo o que você precisa saber sobre como reaproveitar a água na construção civil.

Aproveite para conferir também o artigo sobre o Planejamento de compras na construção civil: como elaborar um?

Como reaproveitar a água na construção civil?

Quando os gestores à frente de uma obra atuam de forma consciente, eles podem colher uma série de benefícios. Entre eles, não podemos deixar de ressaltar uma maior redução de desperdícios de qualquer natureza.

Deste modo, quando não se tem tal cuidado, um projeto pode lidar com uma série de aumentos em seus custos.

Além disso, os desperdícios na construção civil podem acabar gerando impactos ambientais negativos. A erosão e a contaminação do solo são exemplos claros do que pode acontecer sem uma gestão sustentável.

Sendo assim, reaproveitar a água no canteiro de obras surge como uma possibilidade assertiva na construção civil. Afinal de contas, são vários os benefícios proporcionados para uma obra. Vamos conhecer quais são?

Acompanhe também o nosso artigo sobre a Montagem de andaimes: 4 benefícios em contratar um serviço especializado.

Quais os benefícios em reaproveitar a água?

Antes de compreender melhor como reaproveitar a água no canteiro de obras, vamos entender também quais são os seus benefícios.

Afinal de contas, estamos falando de uma prática que pode beneficiar um projeto na construção civil de diferentes formas. O que vai muito além do que uma maior sustentabilidade no canteiro de obras.

Portanto, acompanhe a seguir quais são os 6 principais benefícios do reaproveitamento de água na construção civil:

  • Maior sustentabilidade;
  • Maior segurança em tempos de racionamento;
  • Economia no momento de pagar a conta de água;
  • Prevenção contra riscos, como enchentes;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Definição de um diferencial competitivo.

No momento de colocar em prática o reaproveitamento de água, os gestores à frente de uma obra podem implementar várias estratégias. Sendo que todas elas contribuem para que seja possível alcançar os resultados esperados.

Portanto, acompanhe a seguir quais as principais estratégias para reaproveitar a água na construção civil. Vamos lá?

Aproveite para acompanhar o nosso artigo sobre o Gerenciamento de insumos na construção civil: como fazer?

Quais as estratégias para reaproveitar a água?

A partir do momento que os gestores de um projeto decidem reaproveitar a água no canteiro de obras, eles podem se aproveitar de algumas estratégias. Que tal compreender melhor quais são elas?

1. Sistema de captação de água

A primeira forma de reaproveitar a água no canteiro de obras é por meio da captação da água de chuva. Assim, é possível utilizar calhas e reservatórios que aproveitem ao máximo as águas das chuvas.

2. Sistemas de distribuição de recurso

Um outro método de proporcionar o reaproveitamento da água na construção civil é por meio da elaboração de um sistema de distribuição de recursos. O primeiro passo é identificar quais tarefas utilizam água.

Deste modo, deve-se desenvolver um sistema que seja capaz de distribuir o recurso com o máximo de eficiência possível. Assim, pode-se utilizar a água da chuva em alojamentos, como as caixas de descarga.

Aproveite para acompanhar também o artigo sobre Como otimizar a tomada de decisão na construção civil?

3. Utilize um sistema de calhas

A nossa última dica para reaproveitar a água no canteiro de obras é a instalação de um sistema de calhas. O que, inclusive, permite que uma obra possa reduzir o desperdício de água.

Sendo assim, as calhas permitem armazenar a água coletada para que os profissionais possam utilizá-la em situações distintas. O que acaba gerando uma maior economia na construção civil.

Portanto, o reaproveitamento de água surge como uma excelente alternativa para reduzir gastos e tornar uma obra mais sustentável. Não deixe de implementar as dicas apresentadas aqui no seu projeto!

O que você achou do nosso conteúdo? Saiba que para continuar acompanhando conosco, basta acessar o nosso blog! Semanalmente, disponibilizamos um conteúdo novo para você otimizar uma obra!

Saiba que você também pode entrar em contato com a Brasloc para maiores informações sobre os nossos serviços! Estamos esperando por você!

Além disso, aproveite para ler também sobre o assunto: Quais os principais equipamentos para o sucesso de uma obra?