Garantir a segurança no canteiro de obras e, com isso, a saúde de todos os trabalhadores envolvidos em uma obra é um aspecto fundamental. Neste sentido, é de extrema importância compreender assuntos relacionados, como a NR-12.

A implementação de práticas preventivas é fundamental para todo e qualquer negócio. Não é diferente na construção civil, onde são vários os riscos que podem acabar comprometendo a segurança dos envolvidos.

Deste modo, os responsáveis por uma obra encontram vários desafios no momento de gerenciar o canteiro de obras. Isso, principalmente, quando falamos na utilização tanto de máquinas quanto de equipamentos.

Ou seja, a rotina na construção civil envolve o trabalho manual de colaboradores, que atuam em meio a diversas máquinas. Neste sentido, a NR-12 surge e a sua atuação cumpre um papel fundamental.

Sendo assim, o que você acha de compreender melhor do que se trata a NR-12, quais as suas diretrizes e como ela atua na construção civil proporcionando melhores condições de trabalho?

Acompanhe o nosso artigo com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa Norma Regulamentadora. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas relacionadas a este assunto!

Confira também o nosso conteúdo referente ao tema NBR 6122 na construção civil: O que eu preciso saber?

O que é a NR-12?

Já abordamos em outros artigos que são várias as Normas Regulamentadoras que incidem sobre o setor de construção civil. Neste sentido, hoje vamos compreender melhor como é a atuação da NR-12.

Deste modo, a NR-12 tem como foco a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. O seu foco é definir referências técnicas para a utilização desses aparelhos dentro do canteiro de obras.

Sendo assim, todas as suas referências atuam no sentido de promover a segurança, a saúde e o conforto de todos os colaboradores. Sem sombra de dúvidas, estamos falando de uma NR de extrema importância.

Desta maneira, a NR-12 atua no combate à incidência de acidentes de trabalhos relacionados ao manuseamento de máquinas. Logo, a sua aplicação é indispensável dentro de um canteiro de obras.

Além disso, acompanhe também o artigo sobre o tema Dicas para a montagem de andaime: Confira as melhores.

Quais as diretrizes da NR-12?

Agora que você já compreendeu do que se trata a NR-12, é fundamental entender também quais são as suas diretrizes. O que você acha de fazer isso neste exato momento?

Sendo assim, confira abaixo quais são as principais diretrizes relacionadas à aplicação da NR-12 na construção civil:

  • Criação da planta baixa, que indica a melhor posição para cada máquina;
  • Ter os documentos referentes ao inventário de suas máquinas com as informações devidas (fabricante, modelo, características etc);
  • Análise de risco para cada uma das máquinas;
  • Fazer o arquivamento adequado.

Em 2020, a NR-12 passou por algumas atualizações que, basicamente, se relacionam à especificação de parâmetros técnicos referentes às adequações.

Ou seja, é possível adequar todas as máquinas de acordo com as suas especificidades técnicas. No entanto, torna-se imprescindível elaborar uma análise de risco assertiva.

Acompanhe também o nosso artigo sobre o tema Como planejar o canteiro de obras? Confira 3 dicas fundamentais.

Quais são os seus impactos?

A fim de concluir o nosso artigo, vamos apresentar os principais impactos da NR-12 na construção civil. Basicamente, estamos falando de três impactos distintos. Confira a seguir quais são:

  • Maior segurança;
  • Colaboradores capacitados;
  • Redução no número de acidentes.

Sendo assim, acompanhe conosco como cada um dos impactos citados acima atuam dentro do canteiro de obras. Vamos lá?

1. Maior segurança

O primeiro grande impacto da NR-12 na construção civil é a garantia da atuação de máquinas mais seguras. Afinal de contas, máquinas que podem proporcionar algum risco só poderão operar com a manutenção em dia.

Deste modo, a segurança dos colaboradores envolvidos em uma obra também aumenta. Fato que permite uma maior eficiência na construção civil.

Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre Descubra quais são os principais erros na construção civil.

2. Colaboradores capacitados

Um outro impacto referente a NR-12 no canteiro de obras é uma maior conscientização por parte dos colabores. Isso porque eles precisam se manter atentos às condições de funcionamento de todas as máquinas e equipamentos.

Sendo assim, os profissionais se tornam mais capacitados para identificar situações de risco e, com isso, tomar decisões mais assertivas, como indicar a necessidade de uma manutenção, por exemplo.

3. Redução no número de acidentes

Qual o resultado de máquinas mais seguras dentro do canteiro de obras? Sem sombra de dúvidas, uma redução no número de acidentes.

Deste modo, a NR-12 contribui garantindo a segurança dos colaboradores envolvidos no desenvolvimento de uma obra. O que, além de aumentar o conforto de todos, influencia positivamente na produtividade.

Portanto, agora que você já sabe do que se trata este assunto, chegou o momento de colocá-lo em prática na construção civil. Vamos lá?

O que achou do nosso conteúdo? Para mais artigos como o que você acabou de ler, aproveite para acessar o nosso blog e acompanhar conosco!