A legislação é um dos assuntos mais importantes na construção civil. Deste modo, é de fundamental importância compreender o que é a NBR 6122 e como ela se aplica no canteiro de obras.

Deste modo, precisamos entender, em primeiro lugar, como e por onde se começa uma obra.

Ou seja, uma obra não começa pelo seu telhado. Muito pelo contrário, o seu início se dá pelo alicerce. Inclusive, estamos nos referindo a uma expressão que se aplica em diferentes segmentos.

Logo, não seria diferente na construção civil.

Sendo assim, compreendendo a importância do alicerce de uma obra, entra o conhecimento acerca da NBR 6122.

Você verá que erros no alicerce de uma construção podem comprometer a estrutura de uma obra. Fato que passa pela ocorrência de erros que, na maioria das vezes, podem ser contornados, enquanto outros não.

Portanto, é de extrema importância compreender o que é a NBR 6122 e como ela se aplica em uma obra. Confira!

O que é a NBR 6122?

Antes de entender como a NBR 6122 se aplica na construção civil, é de extrema importância compreender também do que se trata.

Ou seja, a NBR 6122 se apresenta como um conjunto de normas regulamentadoras que faz parte da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). E, assim como todas as outras normas encontradas, o seu objetivo é padronizar certos aspectos na construção civil.

Desta forma, o aspecto referente ao nosso assunto principal diz respeito ao projeto e também à execução de fundações.

Sendo assim, o seu intuito é estabelecer instruções e diretrizes relacionadas ao processo de levantar uma edificação.

O responsável por uma obra precisa seguir à risca as instruções previstas pela NBR 6122, uma vez que o não cumprimento pode gerar grandes impactos negativos em uma construção.

Desta maneira, todo um planejamento pode acabar sendo prejudicado por conta de desvios na regulamentação. Fato que, além de culminar em atrasos dentro de uma obra, também pode gerar prejuízos financeiros.

No entanto, muitos responsáveis sequer sabem da existência da NBR 6122 ou não compreendem a diferença de um NRB e um NR (Norma regulamentadora). Vamos entender agora mesmo?

Além disso, leia também o nosso artigo sobre a Montagem de andaimes: 4 benefícios em contratar um serviço especializado.

NBR x NR

Uma dúvida bastante comum que pode ser compartilhada por profissionais da construção civil é a diferença entre a NBR e uma NR.

Deste modo, antes mesmo de compreender as diferenças entre ambos os conceitos, é importante entender que eles buscam delimitar padrões e estabelecer métodos e recomendações para uma obra na construção civil.

Sendo assim, quando cumpridos, eles contribuem para a qualidade de um empreendimento e reduzem os riscos no canteiro de obras.

Desta forma, a primeira diferença entre uma NBR e uma NR é a sua obrigatoriedade. As Normas Regulamentadoras são elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e possuem foco na segurança e na medicina do trabalho.

Elas são obrigatórias e podem, quando não cumpridas no canteiro de obras, gerar passivos trabalhistas e multas.

No entanto, as Normas Brasileiras, elaboradas pela ABNT, apesar de não se apresentarem como obrigatórias, são utilizadas a fim de padronizar os processos produtivos e procedimentos de gestão na construção civil.

Portanto, vamos compreender agora como a NBR 6122 é aplicada dentro de uma obra? Acompanhe conosco!

Além disso, confira também o nosso artigo sobre Sustentabilidade na Construção Civil: O que você precisa saber?

Como a NBR 6122 funciona?

Já apresentamos que a NBR 6122 tem como intuito regulamentar tanto o projeto como a execução de fundações na construção civil.

Desta forma, tanto as pequenas obras quanto as grandes, sejam elas residenciais ou até mesmo comerciais, precisam, necessariamente, aplicar esta norma.

Sendo assim, diretrizes como Estruturas de Concreto Armado e classe de agressividade ambiental são aspectos que devem ser de conhecimento dos responsáveis por trás de uma obra.

Além disso, é indispensável compreender alguns aspectos fundamentais sobre a NBR 6122, como as seguintes:

  • A norma passou por uma atualização em 2019;
  • Ela é bastante extensa, o que demanda um conhecimento aprofundado;
  • A NBR 6122 vem acompanhada de outras NBRs interligadas.

Portanto, o ponto mais importante que devemos entender é que, para manter uma obra devidamente regularizada, deve-se compreender assuntos como a NBR 6122.

O que você achou do nosso artigo? Para continuar acompanhando outros conteúdos assim, acesse o nosso blog e confira!