Um fator que pode passar despercebido, mas que tem fundamental importância no canteiro de obras é a forma com a qual os seus gestores lidam com o depósito para armazenar o material de construção.

Isso porque estamos falando de um assunto primordial para o sucesso na construção civil. Ou seja, ele tem influência direta em diversos fatores dentro do canteiro de obras, como a segurança e a produtividade.

Deste modo, quando os gestores não possuem a devida atenção ao depósito do material de construção, eles estão sujeitos a uma série de problemas. O que pode acabar comprometendo o andamento de uma obra.

Sendo assim, é fundamental implementar uma gestão do material de construção. O foco é fazer o correto gerenciamento de cada um deles, evitando assim situações como atrasos devido à falta de determinado material.

Portanto, o que você acha de compreender melhor sobre este assunto? Acompanhe este conteúdo e descubra quais são as melhores dicas para administrar melhor o depósito para o material de construção da sua obra. Confira!

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre o tema: Reaproveitar a água no canteiro de obras é uma boa ideia?

Como gerenciar o depósito do material de construção de uma obra?

São vários os pilares que sustentam o sucesso de uma obra. Dentre eles, podemos destacar a forma com a qual a gestão do depósito destinado para o armazenamento do material de construção é realizada.

Afinal de contas, a correta administração acaba facilitando todo o trabalho que acontece no canteiro de obras. O que permite também que riscos como atrasos e desperdícios sejam devidamente evitados.

Desse modo, situações simples como o armazenamento de um material em um local indevido, podem causar sérios problemas. Isso porque ele pode ocasionar tanto no desperdício como também em acidentes de trabalho.

Sendo assim, a melhor forma de lidar com o material de construção de uma obra é por meio de uma gestão mais eficiente. São várias as vantagens que podem ser colhidas por uma simples decisão, como a administração.

Portanto, acompanhe a seguir quais são as melhores dicas para que a sua gestão seja feita com maior assertividade. Vamos lá?

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto Planejamento de compras na construção civil: como elaborar um?

1. Escolha de um local estratégico

O primeiro passo para a gestão do depósito do material de construção é a escolha de um local estratégico. Afinal, já pensou percorrer grandes distâncias para buscar um ou outro material que será utilizado?

Dessa forma, a escolha de um local dentro do canteiro de obras é fundamental para o aumento da produtividade. O que permite que um projeto seja entregue dentro do prazo, livre assim de contratempos.

2. Estrutura adequada

A nossa segunda dica é ter à disposição da sua obra uma estrutura adequada para receber todo o material de construção. Isso porque o depósito deve proporcionar ao canteiro de obras alguns benefícios, como:

  • Segurança;
  • Praticidade;
  • Conservação dos produtos.

Desta maneira, deve-se levar em consideração não somente a estrutura, como também os materiais que serão armazenados. Afinal, alguns deles podem não resistir a ambientes úmidos ou quentes demais.

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre a Avaliação de fornecedores: como fazer na construção civil?

3. Faça a gestão dos materiais

Um dos erros que devem ser evitados no canteiro de obras é a má administração dos materiais de construção. Ou seja, eles não podem ser jogados ou armazenados em qualquer lugar dentro de um ambiente.

Desse modo, deve-se analisar qual deles pode ser armazenado em ambientes externos, mesmo que não haja proteção contra chuvas. Além de, é claro, analisar quais deles precisam ser armazenados em um ambiente fechado.

Portanto, torna-se fundamental fazer um planejamento de todo o espaço disponível para ser o depósito do material de construção. O que permite que cada um dos materiais seja devidamente preservado.

Você acabou de acompanhar mais um conteúdo sobre dicas para uma gestão mais eficaz na construção civil. A Brasloc espera, ao longo de 2021, poder contribuir para uma maior assertividade no seu canteiro de obras.

Saiba que é possível continuar acompanhando os nossos conteúdos! Basta acessar o nosso blog e conferir demais artigos como este!

Caso tenha ficado alguma dúvida, não se esqueça de compartilhar conosco por meio do nosso campo destinado para comentários. Aproveite também para ler sobre a NR-12: Quais são os seus impactos na construção civil?