Não de é hoje que se discute a importância do uso de EPI’s (Equipamentos de proteção individual) em um ambiente de trabalho. Tal discussão abrange diversas áreas de atuação, cada uma com suas respectivas recomendações.

Os equipamentos de proteção são indicados e usados com o intuito de proteger o trabalhador de sofrer acidentes em seu ambiente de trabalho. São inúmeros os casos de incidentes, principalmente, no setor de construção civil.

Portanto, reforçar a importância de não se descuidar com o uso de EPI’s é fundamental nos dias de hoje. É por isso que, entendendo o nível de relevância do assunto, nós preparamos um artigo com o intuito de abordar de maneira mais abrangente os equipamentos de segurança no trabalho. 

Acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber sobre o uso de equipamento de proteção individual e tire todas as suas dúvidas!

Por que reforçar um assunto tão “batido”?

Como nós já dissemos, estamos tratando de um tema que é abordado com bastante frequência nos dias de hoje. Entretanto, as estatísticas comprovam que o número de acidentes de trabalho na área de construção civil continuam altíssimos! De acordo com a Previdência Social, entre os anos de 2012 e 2016, ocorreram mais de 200 mil acidentes.

Os números, inclusive, ainda podem ser maiores. Isto porque eles não contabilizam os profissionais que não possuem vínculo empregatício. Ou seja, o tema segurança no trabalho precisa continuar sendo debatido em todas as esferas.

Dessa maneira, é dever e obrigação da Brasloc promover a conscientização acerca da segurança no trabalho. Quando estamos falando no bem-estar físico de um colaborador, todo cuidado é pouco. A ocorrência de um acidente, além de colocar vidas em risco, também pode acabar comprometendo prazos, cronogramas e entregas de resultados satisfatórios.

Atualmente, é dever de toda empresa garantir aos seus funcionários uma melhor qualidade de vida, principalmente em seu ambiente de trabalho. Logo, todo empregador deve promover medidas preventivas para o empregado, conscientizando acerca da importância de se usar todos os EPI’s disponibilizados.

Quais EPI’s são indispensáveis?

Quando nós falamos especificamente em construção civil, área que está em constante crescente no país, são vários os equipamentos utilizados para a segurança do trabalhador. Cada um faz referência a determinada parte do corpo e servem para amenizar quaisquer que sejam as ocorrências danosas que um colaborador pode vir a sofrer.

Inclusive, o que muitos não sabem é que a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) prediz que todo empregador deve fornecer os equipamentos necessários para os seus funcionários. Além disso, é de responsabilidade dele realizar a capacitação dos profissionais para a realização de todas as atividades feitas no ambiente de trabalho.

Portanto, respondendo a pergunta proposta, os principais EPI’s utilizados em uma construção civil se apresentam como:

  • Capacete;
  • Óculos;
  • Máscara filtradora;
  • Abafador de ruído;
  • Luvas de raspa;
  • Protetor facial;
  • Cinto de segurança;
  • Sapatos fechados;

É fundamental que todo empregador se certifique que os seus funcionários estão devidamente equipados para trabalhar. Além disso, deve-se ressaltar também que o uso de EPI’S não previnem o empregado de sofrer acidentes. Muito pelo contrário, o uso se deve ao fato destes equipamentos minimizarem o agravamento de possíveis lesões.

EPI’S salvam vidas!

Como você viu, usar todos os EPI’s da maneira correta é de extrema importância para a saúde de todo trabalhador. Dessa forma, não pense que o seu chefe está te cobrando algo desnecessário ou que tais equipamentos não funcionam. Eles são fundamentais para gerar um ambiente seguro para todos dentro de uma construção civil.

O que achou do nosso artigo? Como ele lhe foi útil? Para continuar acompanhando a Brasloc, acesse o nosso blog e curta as nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!

Aqui a sua segurança sempre vem em primeiro lugar!