Você já ouviu falar nas construtechs? O termo, em alta no mercado, se refere às startups que estão proporcionando soluções tecnológicas para a construção civil.

A revolução digital trouxe consigo inúmeras mudanças em todos os setores da sociedade, o que envolve também o mercado de trabalho.

Desse modo, as construtechs surgiram oferecendo, além de serviços tecnológicos, mais produtividade e praticidade em todos os processos dentro de uma construção civil.

Portanto, se você atua nessa área, é fundamental entender mais sobre esse assunto!

Continue acompanhando o nosso artigo e descubra como as soluções tecnológicas prometem revolucionar a sua metodologia de trabalho.

O que são as construtechs?

Com o avanço da tecnologia no mercado, novos nichos e oportunidades de negócio foram surgindo, como as startups.

Sendo assim, o termo se refere a uma empresa com um modelo de negócios escalável, com baixos custos e com alta capacidade de gerar lucro.

Dessa maneira, podemos perceber startups atuando em diversos segmentos de mercado, como a construção civil. Foi aí que surgiram as construtechs, startups especializadas em oferecer soluções tecnológicas e facilitar a vida das pessoas que atuam nessa área.

Ou seja, a principal estratégia é aliar a tecnologia aos serviços e processos dentro de uma construção civil.

Sendo assim, tem dúvidas de como uma construtech pode atuar em favor do seu empreendimento? Confira a seguir algumas das suas áreas de atuação:

Campos de atuação das construtechs

As construtechs atuam em diversos setores dentro da construção civil. Para que você tenha em mente como utilizá-la como uma aliada do seu negócio, conheça algumas das principais áreas de atuação:

  • Processos como aluguel, compra e até mesmo venda de imóveis;
  • Auxílio no planejamento e controle dentro de um canteiro de obras;
  • Suporte e planejamento em reformas e interiores (orçamentos, elaboração de projetos, etc);
  • Escolha dos melhores insumos e serviços;
  • Gestão de estoque de materiais;
  • Orçamentos;
  • Dentre outros.

Ou seja, se você tem em mente uma começar uma obra, saiba que as construtechs podem te auxiliar desde o seu planejamento, passando pelo canteiro de obras e até mesmo o gerenciamento após o fim de uma obra.

Portanto, utilizar a tecnologia como uma parceira de negócios é uma das decisões mais importantes que você pode tomar.

Como utilizar a tecnologia ao meu favor?

O Brasil conta, de acordo com a Aceleradora Construtech Ventures, com 562 construtechs em atividade.

Dessa forma, aqueles serviços que não utilizam a tecnologia em seus processos tendem a lidar com dificuldades na entrega de resultados dentro do prazo, além do desperdício de insumos também.

Portanto, é fundamental que, dentro da construção civil, as soluções tecnológicas estejam inseridas, atribuindo assim mais valor para aquele serviço. Além disso, é possível também aumentar a produtividade de uma obra.

Desse modo, faz com que os empreendedores do setor busquem, nas construtechs, uma maneira de otimizar os seus processos.

Conte com a Brasloc!

O nosso intuito hoje foi apresentar para você como a tecnologia tem revolucionado o setor da construção civil.

Desse modo, são vários os benefícios proporcionados por uma construtech e para se manter no mercado, é fundamental implementar soluções tecnológicas no seu processo.

Sendo assim, chegou a hora de considerar a chance de utilizar a tecnologia como um braço direto do seu negócio!

Além disso, não se esqueça que, precisando de alugar algum equipamento para a construção civil, ou de auxílio para a montagem de andaimes ou escoramento, conte com a Brasloc.

Nós possuímos os melhores profissionais do mercado, sempre comprometidos em oferecer segurança e resultados positivos para a construção civil. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços.

Além disso, não se esqueça de acessar o nosso blog e conferir nosso último artigo NR 18: O que é e qual a sua importância na construção civil