Assegurar o sucesso de uma obra é um desafio que envolve uma série de processos. Dentre eles, existe o que conhecemos com avaliação de fornecedores. Você compreende a sua importância na construção civil?

Ser assertivo na escolha dos fornecedores é fundamental para o desempenho de uma obra. Afinal, eles influenciam não somente na qualidade de materiais, como também no cronograma elaborado pelos responsáveis.

Deste modo, diversos são os fatores que devem ser levados em consideração no momento de elaborar uma avaliação de fornecedores. Estamos falando de aspectos indispensáveis, como por exemplo:

  • Custo-benefício;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Regularidade fiscal.

Sendo assim, todos os fatores acima são de extrema importância para a assertividade na realização de uma obra. Isso porque a relação entre construtora e os seus fornecedores deve ter como base a confiança.

Portanto, o que você acha de compreender melhor como fazer a avaliação de fornecedores na construção civil? Continue acompanhando o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Aproveite para conferir também o conteúdo sobre o tema NR-12: Quais são os seus impactos na construção civil?

Como fazer uma avaliação de fornecedores?

A escolha dos fornecedores para a construção civil é determinante para o sucesso no desenvolvimento de uma obra. Afinal de contas, eles influenciam diretamente na conclusão de um projeto.

Desta forma, é imprescindível fazer boas escolhas no momento de decidir quais serão os seus fornecedores. Para isso, deve-se realizar uma avaliação que, ao final, tornará todo o trabalho mais prático.

No entanto, quais são os aspectos que devem ser analisados no momento de fazer uma avaliação de fornecedores?

O foco deste artigo é proporcionar um maior entendimento sobre este assunto, assegurando assim a qualidade dos serviços para a sua obra. Vamos acompanhar agora mesmo como é feita a avaliação de fornecedores na construção civil?

Além disso, acompanhe também o artigo Quais os principais equipamentos para o sucesso de uma obra?

Quais os fatores que compõem uma avaliação de fornecedores?

A fim de compreender melhor como deve ser feita a avaliação de fornecedores, vamos descobrir quais são os fatores que devem ser analisados. Acompanhe a seguir alguns deles:

  • Melhor custo-benefício;
  • Atendimento proativo;
  • Obediência às normas técnicas;
  • Legislação ambiental.

Deste modo, confira a seguir como cada um dos itens acima devem ser analisados nos seus fornecedores. Vamos lá?

Acompanhe também o artigo sobre o assunto Processos trabalhistas: como evitá-los na construção civil?

1. Melhor custo-benefício

O primeiro fator dentro da avaliação de fornecedores é uma análise do melhor custo-benefício proporcionado. Com isso, é fundamental não levar em consideração somente os baixos custos. Afinal, nem sempre eles estão relacionados à qualidade.

Deste modo, ao avaliar o custo-benefício, os gestores de uma obra podem diminuir o orçamento, sem necessariamente gerar impactos na qualidade.

Sendo assim, é necessário prezar pelo uso dos materiais que buscam atender as necessidades de uma obra. Fato que evita possíveis perdas e danos no futuro, que podem, inclusive, atrasar o cronograma.

Portanto, busque por aquele fornecedor que, além de ter bons preços, também proporcione materiais de qualidade.

2. Atendimento proativo

Dentro da avaliação de fornecedores, é imprescindível levar em consideração a maneira com a qual eles tratam os seus clientes. Uma boa comunicação é uma das principais chaves de um relacionamento de sucesso.

Sendo assim, é fundamental que a construtora se mantenha sempre em contato com os seus fornecedores. E, para que isso aconteça, um fator que deve ser levado em consideração é a disponibilidade.

Ou seja, uma boa comunicação entre ambas as partes permite uma maior assertividade no cumprimento de prazos, além de evitar imprevistos que podem surgir de uma hora para outra.

Leia também o nosso artigo sobre o assunto Gerenciamento de insumos na construção civil: como fazer?

3. Obediência às normas técnicas

O terceiro fator que deve ser levado em consideração na avaliação de fornecedores é a obediência às normas técnicas da ABNT. Afinal, elas garantem uma maior qualidade e segurança, sempre levando em consideração a legislação.

Desta forma, leve este assunto com muita seriedade, uma vez que o cumprimento das normas técnicas é uma obrigação no fornecimento de materiais. Assim, você se resguarda contra futuros problemas.

4. Legislação ambiental

O último item diz respeito à legislação ambiental. Ou seja, estamos falando de uma exigência para todo e qualquer empreendimento que use recursos naturais ou que possa causar danos ao meio ambiente.

Portanto, exija sempre o número da licença ambiental no momento de fazer a avaliação de fornecedores na construção civil.

Uma boa notícia é que, se você está precisando de serviços como aluguel de equipamentos, limpeza de fachada de montagem de andaime, a Brasloc é a sua parceira ideal.

Afinal de contas, sempre com foco na segurança e na qualidade dos serviços prestados, podemos contribuir com a sua obra de maneira eficiente.

Então, entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar!
Continue acompanhando o nosso blog para ler outros artigos como este que você acabou de conferir!