Garantir o licenciamento de uma obra passa pela obtenção do que conhecemos como Alvará de Construção.
Contudo, nem todos possuem conhecimento sobre todos os processos legais que garantem a autorização de um projeto.
Ou seja, uma das principais etapas passa pelo Alvará de Construção, peça fundamental para uma obra. Caso a construtora responsável pule tal etapa, ela pode sofrer várias consequências negativas.
Além da aplicação de multas, é possível também ter que lidar, em casos extremos, com a demolição do que foi construído. Afinal, a construtora não tinha permissão legal para começar a obra.
Sendo assim, o que você acha de compreender melhor tudo o que está por trás do Alvará de Construção e a sua importância?
Portanto, a nossa dica é que você leia este artigo e descubra não somente o que é o alvará, como a sua importância, vamos lá?
Além disso, leia também o nosso artigo sobre um dos novos serviços da Brasloc, Limpeza de fachada: conte com os serviços da Brasloc!
O que é o Alvará de Construção?
Quando uma construtora decide começar uma obra, o primeiro passo deve ser elaborar um planejamento.
Deste modo, é imprescindível que ela estude e cumpra todas as exigências e obrigações encontradas no Código de Obras da sua cidade.
Sendo assim, o empreendimento responsável tem acesso à todas as etapas que tornarão o processo não somente mais claro, como prático também.
É possível que você ainda esteja se questionando sobre o que é e qual a importância do Alvará de Construção, correto?
Desta forma, entendemos como alvará o documento emitido pela prefeitura com o intuito de atestar o cumprimento dos critérios vigentes por lei de uma construção, reforma ou demolição.
Além disso, ele também é responsável por averiguar a existência de um profissional técnico que seja responsável por aquela obra.
Portanto, o Alvará de Construção é um registro que deve ser emitido antes mesmo de começar uma obra e deve permanecer no local até o fim da construção. Fato que garante a sua regularidade nos casos de fiscalização.
Contudo, como é possível obter o Alvará de Construção? Continue acompanhando para compreender todas as etapas.
Aproveite para ler também o nosso artigo sobre Segurança do trabalho:o guia completo para a construção civil.
Como posso obter o Alvará de Construção?
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que cada município conta com leis distintas, assim como liberdade para exigir os documentos exigidos para a obtenção do Alvará de Construção.
Sendo assim, para obter informações sobre quais documentos apresentar, deve-se procurar o departamento responsável na prefeitura da sua cidade.
No entanto, existem alguns documentos que, independentemente do município, costumam ser o mesmos. Confira quais são:
- Escritura do terreno;
- Último carnê do IPTU;
- Documentos como CPF e RG do proprietário;
- CNPJ referente à construtora;
- Quais são os projetos;
- Memorial descritivo;
- ART ou RRT referente ao responsável técnico.
Deste modo, na maioria das vezes, são exigidos projetos como o arquitetônico e o estrutural. O recomendado, como dissemos, é verificar com o departamento responsável.
Para finalizar, é obrigatório que tanto o proprietário do terreno/imóvel e o responsável técnico assinem o Alvará de Construção.
Portanto, é de extrema importância que ambos se certifiquem de fazer o pedido de emissão do documento.
Além disso, antes de prosseguir para o nosso próximo e último tópico, leia sobre a Sustentabilidade na construção civil: O que você precisa saber?
Qual o prazo de validade?
Para finalizar o nosso artigo, vamos responder uma dúvida muito comum entre as construtoras, o prazo de validade do Alvará de Construção.
Deste modo, é fundamental entender que o alvará já vem com um prazo de validade assim que é emitido.
Ou seja, deve-se ficar sempre atento ao seu prazo e o andamento da obra, uma vez que imprevistos podem acontecer e resultar em atrasos.
Sendo assim, como um empreendimento deverá lidar diante da situação citada acima em relação ao seu alvará?
Nos casos onde o prazo de validade do Alvará de Construção vence antes da obra ser concluída, deve-se solicitar a sua renovação.
Dessa forma, o responsável técnico e o proprietário deverão comparecer na prefeitura a fim de renovar o documento.
Portanto, lembre-se sempre: nunca comece uma obra sem ter em mãos o seu Alvará de Construção!
O que você achou do nosso conteúdo? Sabia que você pode acompanhar outros artigos como o que acabou de ler? Acesse o nosso blog e leia!
Além disso, leia também o nosso artigo sobre o assunto Locação e montagem de balancim e andaime multidirecional.